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segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula


TEMA: Números Racionais

CONTEÚDOS: Números racionais e suas diferentes representações: frações, números decimais, porcentagem

AULAS PREVISTAS
: 6 aulas.

ANO/SÉRIE: 6ª série/ 7º Ano

OBJETIVO
: - Entender o conceito dos números dos Números Racionais e seus diversos significados.
Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
 Utilizar no trato das informações contido nos conteúdos, as operações necessárias para a resolução das atividades sugeridas, fazendo conexões com situações problemas (situações do cotidiano). ·.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estabelecer relação entre conceitos e linguagens: frações, decimais e porcentagem;
Saber identificar e reconhecer informações numéricas envolvendo frações e decimais em contextos diversificados;
Compreender o conjunto dos números racionais reconhecendo cada número racional como representante de uma classe de frações equivalentes;
Entender o conceito de porcentagem e sua aplicação na prática (leitura/interpretação de gráficos/tabelas);
Resolver problemas que envolvam porcentagem;
Ampliar as operações aritméticas com números racionais resolvendo problemas com multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

JUSTIFICATIVAS: Compreender que uma mesma quantidade pode ser representada por um mesmo número, em função da unidade tomada. Como nas situações contextuais que agregam dificuldades à compreensão do significado da relação de ordem entre os números racionais. Que a ideia da construção do conceito parte do pressuposto entre a vida escolar e as experiências cotidianas do aluno.

ESTRATÉGIAS: Inserir um pouco da história dos números: os números racionais surgiram da necessidade de representar partes de um inteiro. Durante as inundações do Rio Nilo, no Egito Antigo, as terras que ficavam submersas recebiam muitos nutrientes, dessa forma tornavam-se muito férteis para a agricultura. Quando as águas baixavam, era necessário remarcar os limites entre os lotes de cada proprietário. Por mais eficiente que fosse a medida utilizada, dificilmente ela caberia um número inteiro de vezes na corda, isso levava a utilização das frações.
Retomar os conceitos básicos de fração, razão entre números quaisquer e números racionais.
Demonstração, resolução de situações problemas de contexto.
Atividade de investigação, resolução de problemas.

DESENVOLVIMENTO: Iniciar as aulas expondo os objetivos e os conteúdos que serão abordados durante as próximas aulas.
Fazer um levantamento prévio dos estudantes com perguntas investigadoras a respeito de onde encontramos as frações e onde podemos utilizá-la
Resolução de situações problemas contextualizadas, utilizando situações do cotidiano.

RECURSOS MATERIAIS:

-Dominó de frações
-Caderno do Professor e do aluno-SEE
-Livros didáticos e paradidáticos
- Jornais e Revistas
- Calculadoras
- Sala de multimídias para pesquisar e socializar os sites pesquisados a respeito do tema trabalhado.

AVALIAÇÃO: Trabalho individual ou em grupo que contemplem as habilidades.
Participação e envolvimento do aluno no desenvolvimento das atividades. Avaliação Contínua, observação e intervenção nas atividades e pesquisas propostas e realizadas pelos alunos.
  Avaliação escrita para analisar se os objetos propostos foram atingidos (habilidades/competências).

PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO: Diagnosticada as habilidades não atingidas, utilizar atividades diversificadas para alcançar as habilidades não desenvolvidas pelo aluno.
Retornar, ampliar e atribuir novo significado no estudo dos números racionais.





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