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terça-feira, 4 de junho de 2013

Contando histórias nas aulas de matemática

Segundo Café (2000), os contadores de histórias são importantes “na atualidade,
pela possibilidade de, em sua atuação, mediante a linguagem corporal, expressa pelo
gesto e pela voz, restabelecer uma comunicação que traz enriquecimentos culturais, pois
mobiliza a imaginação, o sentimento, a cognição e a criatividade”.


Acredito que ao contarmos histórias aos nossos alunos possibilitamos a ele imaginar
situações não vivenciadas, relembrar momentos vividos; levamos para a sala de aula o
conhecimento da história vivida e, também, da história da humanidade.


Nas aulas de
matemática, as histórias, representam um outro olhar para o aprender Matemática com ludicidade,
envolvimento, imaginação e criatividade. Ou ainda, possibilita o conhecimento da
matemática científica e dos seus processos de produção, que se encontram tão distantes
das práticas escolares.


Por essa razão, contar histórias nas aulas de matemática requer intencionalidade,
uma busca pela melhor história, ou por uma história diferente, que faça sentido ao aluno
para que caracterize um momento único. Entendemos que esse momento possa colocar
o aluno em atividade (LEONTIEV, 1988a).


Nesse sentido, o contar/ouvir histórias é entendido como atividade, pois se
relaciona às necessidades que impulsionam os motivos, levando os alunos ao objetivo
de resolver o problema do personagem da história, colocando diferentes operações em
movimento. O contexto da história representa uma das condições concretas da atividade
que determinarão as operações vinculadas a cada ação (LIBÂNEO, 2004).


Além disso, através da leitura ampliamos o vocabulário de nossos alunos, seus conhecimentos literários, geográficos e muitas vezes conseguimos trazer a matemática, que quase sempre é tão abstrata,
para o concreto, para o dia-a-dia de nossos alunos, fazendo com que entendam as aplicações dos conteúdos de maneira mais simples.

Nos dias de hoje, onde existem tantas novas tecnologias ao alcance de todos, nós professores temos que nos esforçar para alcançarmos nossos alunos e assim afetá-los de maneira positiva, incentivando-os sempre à pesquisa, leitura e escrita.

Professora Nayda Stabile Affonso

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